ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Orientações Sobre Descritores e Visibilidade Científica

Prezados autores:

Ao submeter um artigo científico, alguns aspectos são fundamentais, entre eles a escolha adequada dos descritores utilizados.

Os descritores padronizados — conhecidos como Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e seus equivalentes em inglês, os Medical Subject Headings (MeSH) — são utilizados por plataformas de pesquisa científica, como o Google Scholar, a LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e a SciELO, para identificar o conteúdo temático de cada artigo.

A visibilidade científica dos artigos publicados na Revista de Pediatria da SOPERJ depende diretamente de sua correta indexação em bases de dados acadêmicas e da precisão na escolha dos descritores.

O uso preciso e padronizado dos descritores, tanto nas palavras-chave quanto ao longo do texto, facilita a identificação e amplia o impacto e a citação dos estudos publicados.

Recomenda-se, portanto, que:

  • Os autores escolham cuidadosamente os descritores que melhor representem o tema central do manuscrito, consultando o vocabulário DeCS/MeSH (disponível em https://decs.bvsalud.org).
  • Os termos utilizados na pesquisa bibliográfica para a elaboração do manuscrito sejam considerados como possíveis descritores.
  • Os descritores sejam inseridos no título, resumo, palavras-chave e corpo do artigo.
  • Os termos científicos sejam adequados e reconhecidos. Siglas sem definição devem ser evitadas.
  • Os descritores escolhidos pelo autor estejam presentes em pelo menos uma referência bibliográfica do artigo.

No link a seguir, exemplificamos alguns descritores que podem ser utilizados conforme o tema de cada pesquisa.

Descritores_Revista_Pediatria_SOPERJ.xlsx

Atenciosamente,
Corpo Editorial da Revista de Pediatria da SOPERJ.